Entenda os sintomas da alergia alimentar


A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de um determinado alimento. Mesmo uma pequena quantidade pode desencadear sinais e sintomas, que costumam variar de gravidade, e que pode gerar uma reação com risco de vida - conhecida como anafilaxia.

Na Semana Mundial da Alergia, é importante desmistificar alguns mitos, pois há uma certa confusão sobre sintomas de intolerância e alergia alimentar, e até mesmo outras doenças sem relação com alergia, e as pessoas acabam por excluir alimentos e ter uma dieta restritiva, sem necessidade. Vale destacar que qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas alguns são os principais vilões.

Alergias alimentares mais comuns na infância: Leite, Ovo, Soja, Trigo, Amendoim, Castanhas, Peixes e Frutos do mar

A alergia alimentar geralmente começa na infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. Os sintomas mais comuns são: urticária, rouquidão, respiração difícil ou ruidosa, dor abdominal, diarreia, dificuldade para deglutir, irritação na boca, na garganta, nos olhos, na pele ou em qualquer outra região, congestão nasal, inchaço (angioedema), principalmente nas pálpebras, face, lábios e língua.

Com relação ao leite A2, e se ele é seguro para alérgicos?

A resposta é não, segundo nossa especialista Dra Denise Borges Barros, Alergista e Imunologista, não à segurança para o paciente com alergia confirmada ao leite de vaca, consumir o Leite A2, que é isento de uma das frações da caseína, mas suas demais frações, bem como as proteínas do soro (beta-lactoglobulina, alfa-lactoalbumina, albumina sérica bovina, entre outras) se manteriam íntegras, persistindo o potencial alergênico. “A exclusão de uma das frações proteicas não torna o leite hipoalergênico, então o A2 NÃO DEVE ser consumido por pacientes com hipersensibilidade ao leite de vaca. Sendo que apenas alguns pacientes, quando estão na fase de tolerância, aceitam a forma de leite assado ou processado".

Vale destacar segundo a especialistas que, qualquer alteração no tratamento ou alimentação do paciente alérgico, deve ser feita sob a orientação e acompanhamento do alergista que está acompanhando as pesquisas de novos produtos e sua eficácia e segurança.


Frutas podem causar alergia?

Sim, os grandes “vilões” das alergias são as proteínas alergênicas e elas podem estar presentes nos alimentos de origem vegetal, como as frutas, quanto em alimentos de origem animal, como, por exemplo, o leite. Existem famílias de proteínas alergênicas (profilinas, cupinas e prolaminas) que podem estar presentes nos alimentos de origem vegetal, como maçã, kiwi, banana e abacate e em alguns casos nas frutas cítricas.

 

Dra. Denise Barcelos Borges Barros /CRM: 117-640 | RQE: 64303

Voltar