A Ortodontia é a área que lida com a movimentação dos dentes. O ortodontista possui a responsabilidade de devolver a saúde e bem-estar de cada paciente, deixando seus dentes alinhados e retos na arcada, melhorando a autoestima e conforto social do paciente.
Os dentes desalinhados não possuem problemas apenas estéticos, mas é possível perceber que alguns pacientes podem sofrer com problemas estomacais, dores de cabeça, dores nos dentes e sensibilidade. O aparelho ortodôntico pode ser capaz de corrigir estes problemas.
O prazo de utilização do aparelho ortodôntico varia de paciente para paciente. Hoje em dia existem diversos tipos de aparelhos, alguns com a tonalidade dos dentes, tornando-se quase imperceptíveis. Atualmente o tratamento ortodôntico executado por um ortodontista é realizado com modernos e variados tipos de braquetes (pecinhas), técnicas e acessórios que deixam o tratamento mais eficiente, estético, rápido, higiênico e biológico em relação aos antigos tratamentos.
O aparelho ortodôntico traz diversos benefícios para a saúde bucal e visual. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados, por exemplo, quando iniciado na infância, na adolescência os dentes podem estar mais alinhados, diminuindo consideravelmente o tempo de tratamento.
Quando o aparelho ortodôntico é retirado, é possível perceber que os dentes aparecem lisos e enfileirados. O sorriso volta a estampar o rosto do paciente. A mordida se torna mais fácil, correta, além de maior facilidade para a higienização dos dentes, com mastigação mais eficiente. O alinhamento dos dentes também pode melhorar a saúde da gengiva, facilitando também o uso do fio dental e escova.
Texto escrito por Dr. Fausto Sacuma, ortodontista: CRO-SP 49050
Voltar