A Ortodontia é capaz de corrigir o alinhamento dos dentes


A Ortodontia é a área da Odontologia que lida com a movimentação dos dentes, responsável por corrigir a sua posição e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

O dente torto ou mal posicionado prejudica a mastigação, podendo provocar dores de cabeça e dores na região do pescoço, além de prejudicar a aparência e autoestima. O tratamento ortodôntico é importante para corrigir os problemas causados pela formação dental, colaborando para que haja melhor qualidade na saúde bucal e também visual.

“O aparelho estimula a movimentação dos dentes nos espaços (estes cheios de fibras) que estão entre as raízes e o osso da gengiva. Cada vez que o aparelho força um dente, as fibras que o envolvem são comprimidas, em seguida, o corpo restaura a forma original e “consome” as células do osso, por meio dos osteoblastos. Isso tudo pode levar de 20 a 30 dias, por isso, geralmente o dentista faz ajustes nesta periodicidade, e é importante não faltar às consultas de manutenção para não prejudicar o tempo do tratamento”, destaca o cirurgião-dentista e ortodontista, Dr. Fausto Sacuma.

O prazo de utilização do aparelho ortodôntico varia de paciente para paciente. Hoje em dia, existem aparelhos com a tonalidade dos dentes, tornando-se quase imperceptíveis. O tratamento ortodôntico executado por um ortodontista é realizado com modernos e variados tipos de braquetes (pecinhas), técnicas e acessórios que deixam o procedimento mais eficiente, estético, rápido, higiênico e biológico em relação aos antigos tratamentos.

“Não existe restrição de idade para a realização do tratamento ortodôntico. O que existe são movimentações mais lentas em pessoas com mais idade e que já possuem pequenos indícios de reabsorção óssea (perda de volume ósseo). O aparelho ortodôntico corrige totalmente os dentes desalinhados, tornando o sorriso mais harmônico e bonito, facilitando a higienização e consequentemente diminuindo a formação de placa dentária e tártaro que são os principais responsáveis pela gengivite”, explica o especialista em ortodontia.

Quando o aparelho ortodôntico é retirado, é possível perceber que os dentes aparecem lisos e enfileirados. A mordida se torna mais fácil, correta, além de maior facilidade para a higienização dos dentes, com mastigação mais eficiente. O alinhamento dos dentes também pode melhorar a saúde da gengiva, facilitando também o uso do fio dental e escova.

“Ter os dentes saudáveis e alinhados não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde. Ter um sorriso bonito e uma mordida correta beneficia diversos fatores, como o sono e a respiração. A pessoa também passa a mastigar e a falar adequadamente, além de claro, aumentar a autoestima e o bem-estar. O uso dos aparelhos ortodônticos tem se tornado uma realidade nas famílias brasileiras, e a cada dia que passa, crianças, jovens e adultos estão aparecendo nos consultórios à procura da correção da posição dos dentes”, ressalta Sacuma. 

 Texto escrito por Dr. Fausto Sacuma, ortodontista: CRO-SP 49050    

 

 

Voltar