Alimentação saudável e dieta individualizada


Na entrevista para o programa Preve Saúde com o Dr José Eduardo Marques, a Nutricionista Denise Real falou sobre sermos diariamente bombardeados de informações sobre dietas e alimentos, além disso na nossa rotina o comer é um ato social, e devido a vida acelerada das família fica difícil programar uma compra mais saudável e montar um planejamento adequado das refeições.

“Existem várias dietas da moda, mas a palavra dieta na verdade é a forma da população se alimentar, e não deveria estar associada a um restrição. As pessoas buscam mudanças inovadores, quando na verdade esquecem que o melhor caminho é o plano alimentar adequado para ela perante a sua rotina”.

Isso mesmo, nada de pegar a dieta do vizinho. Jejum intermitente por exemplo pode funcionar para uma pessoa e prejudicar outra,  gerando problemas de saúde.

A dieta Low Carb que segue a diminuição da ingestão do carboidrato  também tem ótimos resultados para controlar os picos de glicemia, devido a restrição de carboidratos refinados. Mas o nome já diz que é uma redução e não zerar a quantidade de carboidratos no organismo, que são essenciais para que as pessoas tenham energia.

Outro tema relevante destacado pela Nutricionista é sobre a “vontade de doce”, que está associada aos hábitos alimentares e não com a necessidade do corpo, que apenas requer nutrientes específicos: “a nutrição comportamental fala sobre a fome física e a fome emocional, que relacionamos ao sentimento de merecimento, e stress e recompensa, os chamados gatilhos que vão ficando no nosso hábito”.

Assista o vídeo completo: 

 

Voltar