A diminuição dos níveis de testosterona no homem faz parte do processo natural de envelhecimento e é popularmente conhecida como andropausa. Essa diminuição pode ter início a partir dos 40 anos e diferentemente das mulheres, ela ocorre de forma gradativa e não abrupta como na menopausa.
Em alguns homens a queda dos níveis de testosterona pode ser mais intensa, gerando sintomas que muitas vezes podem ser atribuídos ou confundidos com stress/depressão e gerar impacto na qualidade de vida. Alguns trabalhos tem demonstrado que o declínio dos níveis de testosterona também podem acarretar outros riscos à saúde do homem, como doenças cardíacas e fragilidade óssea (osteoporose).
Sinais e sintomas da Andropausa:
- Diminuição de Libido
- Disfunção Erétil
- Alterações de humor
- Dificuldade de concentração
- Fadiga, perda de energia e agilidade física
- Diminuição de massa muscular e força
O diagnóstico de Andropausa é feito através da dosagem laboratorial da testosterona somado com os sinais e sintomas do paciente. O tratamento consiste na reposição da testosterona. Atualmente, no Brasil, o tratamento está disponível através de aplicação de injeções de testosterona ou uso de gel de testosterona na pele.
Antes de iniciar o tratamento com testosterona o paciente necessita ter passado por avaliação médica especializada para excluir a possibilidade de outras patologias, pois podem cursar com a diminuição da testosterona, além da necessidade de avaliar se existe alguma contraindicação para o uso do hormônio.
Dúvidas sobre Andropausa? Converse com seu Endocrinologista!
Texto escrito por Dr. José Henrique Castro: CRM: 113448-SP | RQE: 47791
Voltar