Dicas de alimentação para uma vida saudável


Só que para o nosso organismo funcionar dessa forma a gente tem que escolher muito bem o combustível que a gente tá consumindo no dia a dia. Não é só encher a barriga e matar a fome, não! Para ter uma alimentação saudável tem que escolher cada item que a gente coloca no nosso prato! 

Não dá para comer qualquer coisinha só para tapear o estômago e nem precisaria porque são tantas opções: frutas, legumes, pães, carnes, grãos, proteínas, carboidratos... mas será que a gente faz essas escolhas de forma inteligente?

Na reportagem da Tv Tem sobre “alimentação saudável” a Patrícia Angela, que é paciente da Dra Denise Real contou como mudou seus hábitos e de sua família.  “Eu comia doce o tempo todo, até de madrugada acordava para comer doce e chocolate, depois me sentia muito cansada, fadigada, a irritabilidade era constante”. Foi assim que ela decidiu fazer escolhas melhores: preparar as refeições em casa e envolver a família!

Mas e quem não consegue preparar as refeições ou levar uma marmitinha. E aí? E quando a gente almoça ou janta todo dia fora de casa? 
Num restaurante self-service são dezenas de opções de pratos quentes e frios, mas como é que a gente seleciona o que vai para o nosso prato? 

A Dra Denise Real, Nutricionista da Clínica Hormone, fez uma orientação sobre como fazer escolhas melhores em um restaurante. “A gente prioriza como nutricionista o prato colorido, para garantir mais vitaminas, mais minerais e mais saúde para o organismo. Se você deixa de consumir por um bom tempo carboidrato, eles são os alimentos energéticos, são os que dão energia para o corpo, então muitas vezes vai ficar mais cansado, não vai render tanto no seu dia. Se você deixar de comer as proteínas, tanto de origem animal quanto vegetal, elas são do grupo dos alimentos construtores, que constroem as nossas células, os órgãos e constroem a parte muscular também.”  

Para montar um prato saudável ela dá a seguinte dica:  “Coloque um pouquinho de folhas, um pouco de cor com o tomate vermelhinho, que vai ter outros tipos de vitaminas e minerais, a batata, saladinha de berinjela, que é um legume ótimo para saúde, que ajuda a dar saciedade e riquíssimo em fibra, o arroz integral, porque ele tem mais fibra, tem mais vitamina, e ajuda na saciedade, vou colocar aqui neste cantinho do prato, um pouquinho menos, porque a batata tem a mesma função. A última parte aqui do prato são as proteínas, tanto de origem animal quanto de origem vegetal, vou pegar aqui o feijão e um pedaço de carne”. 

A orientação final, é que devemos consumir gorduras boas, então o ideal é sim temperar a salada ou uma massa que você esteja consumindo com azeite. Essa fonte de gordura é rica em ômega, benéfica para o nosso corpo, inclusive para a saúde do nosso cérebro. A pimenta também tem várias propriedades e uma delas é aumentar a nossa taxa metabólica deixar que o nosso corpo queime calorias mais fácil e deve ser utilizada com moderação. 

Gostou dessas dicas? Não é tão difícil assim abastecer o seu corpo com energia boa agora, certo?

Esse aqui é o link da matéria com a participação com a Nutricionista Denise Real:

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/tem-noticias-1edicao/videos/t/edicoes/v/especialista-da-dicas-de-alimentacao-para-uma-vida-saudavel/8286224/

Voltar